quinta-feira, 1 de março de 2012

LADRÕES

Texto de Aloisio Guimarães

Certa ocasião, viajando para o interior do nosso estado, presenciei uma cena forte que me deixou muito triste, indignado e revoltado: uma carreta (jamanta), carregada de mortadela estava tombada à beira da estrada e a sua carga estava sendo saqueada por dezenas de pessoas.
O que me entristeceu profundamente foi que o caminhoneiro ainda estava preso às ferragens e ninguém estava dando a mínima, preocupados apenas em saquear a carga.
O que me indignou foi presenciar pessoas que desciam de suas Hilux's, para também participarem do saque e voltavam para seus carros, com olhar e sorriso triunfantes, abraçadas a 3 ou 4 “extintores” de mortadelas!
O que me revoltou foi, à noite, assistindo o noticiário da TV local, ao relatar o desastre, a repórter anunciou que "a carga tinha sido saqueada pela população"!
- População?!
População é povo; sou povo e não sou ladrão!
A população ordeira não saqueia e não rouba; quem faz isto tem adjetivo próprio: LADRÃO!
Por favor, senhores jornalistas e blogueiros, não confundam a população com ladrões, vândalos, saqueadores...
Aliás, a grande maioria daqueles que fazem a mídia não sabe distinguir, por desconhecimento, o que é Furto, Roubo e Assalto, tipos de crimes completamente diferentes e que estão sendo definidas todas como "Assalto" (sic)!
Por estas e outras é que defendo a exigência de diploma para o exercício da profissão!

Um comentário:

  1. Tem toda razão Aloisio, nós somos povo, mas não aceitamos ser incluidos nesse "meio" de gente que tem coragem de saquear e não socorrer. Achei muito boa a ideia de você postar textos de amigos, pena que não sou crônista! Bjs. até.

    ResponderExcluir