segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

NORDESTE 2016

Texto de Aloisio Guimarães

Vou remar contra a maré e arranjar briga com os meus leitores cariocas (se é que os tenha)!
Não fiquei nenhum pouco contente com a escolha do Rio de Janeiro para a sede das Olimpíadas de 2016.
Torci para ser no Brasil, mas que não fosse o Rio de Janeiro a cidade escolhida e sim em qualquer cidade do Nordeste.
Veja o meu ponto de vista e depois julgue:
Segundo projeções iniciais, deverão ser gastos cerca de R$ 29 bilhões na infraestrutura necessária à realização dos jogos, tais como, ginásios, vila olímpica, estádios, etc. Considerando que a Lei Nº 8.666 - Lei das Licitações Públicas - permite, através de aditivos, que o valor de uma obra de construção, o que é o caso, seja acrescido em até 25% do valor do seu contrato, este dispositivo legal, por si só, já eleva a estimativa inicial de gastos para perto de R$ 36 bilhões!
São 36 bilhões de reais... É muito dinheiro!
Por aceitar completamente a justificativa de que todo esse investimento tem o seu retorno garantido e que traz desenvolvimento é que questiono o porquê de não ter sido uma cidade nordestina a escolhida para sede das Olimpíadas.
- Será que nós somos mais desenvolvidos do que o sudeste e sul do país?
- Será que o povo dessa região necessita mais do que os nordestinos, por exemplo, de educação, saúde, saneamento básico, estradas, água e escolas? Sabemos que não é verdade!
Meu amigo, eu vou repetir: são 36 bilhões de reais!
- Já pensou o que poderia ser feito no Nordeste com tanta grana? Quantos Postos de Saúde, Escolas, Hospitais e Maternidades dariam para fazer? Quantos açudes, cisternas e poços artesianos poderiam ser feitos, para resolver o problema da seca?
Não me venha justificar, dizendo que receberemos uma parcela do turismo que visitará o Brasil durante os jogos porque, se esse evento fosse realizado aqui no nordeste, o sul e o sudeste receberiam quase todos os turistas e não apenas uma pequena parcela! Não tenho a menor dúvida!
Antes que você argumente sobre “mão de obra especializada”, quero lembra-lhe, por exemplo, que quem construiu e continua construindo São Paulo fomos nós, nordestinos! Também não me venha dizer que não será usado nenhum dinheiro público para essas obras porque eu não acredito em Papai Noel!
Não tenho nada contra o esporte, muito pelo contrário! Mas tem algo que me deixa encucado:
- Se a famosa frase “O importante é competir”, de autoria de Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, é o lema das Olimpíadas, por que é que se exige tanto luxo para que um país seja a sede dos jogos?

Um comentário:

  1. Aloisio, eu também não tenho nada contra o esporte, muito pelo contrário, sou torcedor fanático do Flamego e de CRB. Mas sempre fui contra as Olimpíadas no Brasil, por que sei que não haverá retorno do que se vai gastar. Vamos supor que fosse escolhida qualquer cidade do Nordeste,como você falou. Já pensou no caos, sendo Maravilha(AL) a sede das Olimpíadas?! Problemas sérios também haveria se fosse Maceió, Aracaju, etc...

    ResponderExcluir