quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

OLHA O SERVIÇO, MARIA DE LOURDES!

Texto de Aloisio Guimarães

Nos dias atuais, os cegos já conseguem ler, andam com bengalas modernas, animais (principalmente cães) são treinados para guiá-los, as calçadas possuem pisos indicativos, etc...
Antigamente, a coisa era completamente diferente: todo cego era guiado por meio de uma vara, mais ou menos do tamanho de um cabo de vassoura. O guia seguia à frente, segurando em uma das pontas do pau, e o cego, atrás, segurando a outra ponta.
Em Palmeira dos Índios, “A Princesa do Sertão Alagoano”, minha inesquecível terra natal, nos anos 60/70, morava um ceguinho, cujo guia era a sua mulher, de nome Maria de Lourdes.
Eles circulavam pela cidade inteira, todo santo dia, pedindo esmolas à população. É evidente que era a Maria de Lourdes que andava à frente, segurando o pau do ceguinho, no bom sentido, claro!

Mas acontece que, vez por outra, a Maria Lourdes se esquecia de avisar ao ceguinho de algum obstáculo à sua frente, do tipo meio-fio, poste, poça d’água... E, por causa desse descuido, o ceguinho sempre levava algum “desacerto”. Nessas ocasiões, “puto da vida”, ele gritava bem alto, para a sua mulher:
- Olha o serviço, Maria de Lourdes!
Pouco a pouco, a população começou a perceber a constância com que o cego advertia a sua guia. Assim, com o passar do tempo, não deu outra: todo mundo na cidade passou a usar esta frase sempre que queria chamar a atenção de alguém, para algo que estava acontecendo ou prestes a acontecer.
Assim, por exemplo:
● Quando um filho estava fazendo uma traquinagem, o seu pai o repreendia, dizendo: “- Olha o serviço, Maria de Lourdes!”. Ouvindo isto, o garoto sabia que devia se comportar senão o “couro comia”!
● Quando dois rapazes estavam conversando e passava uma garota boazuda no outro lado da rua, aquele que a tinha visto, para que o outro também a visse, rapidamente dizia “- Olha o serviço, Maria de Lourdes!”.
De modo que este bordão foi usado por muitos anos na cidade. O interessante é que o ceguinho morreu no anonimato: todo mundo conhecia o nome da Maria de Lourdes, mas duvido que alguém soubesse o nome do ceguinho.
- Finalmente, não sei informar se quem morreu primeiro foi a Maria de Lourdes ou se foi o ceguinho. Em outras palavras, não sei dizer se foi a Maria de Lourdes que ficou sem o pau para pegar ou se foi o ceguinho que ficou sem ninguém para pegar no seu pau.

Agradeço ao amigo e também palmeirense Marcos Lucena, o "Marcão", o envio, em 24/10/2016, da foto abaixo, onde aparece a Maria de Lourdes, segurando o "pau do ceguinho" e com a lata de esmola nas mãos. Infelizmente o ceguinho não está na foto - provavelmente a imagem foi obtida depois da morte dele.


5 comentários:

  1. Hilário,meu amigo!Excelente!Abraços!Cida Rios

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente bem humorado texto!! Aplausos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom adorei a historia, Luiz Gonzaga gravou uma música contendo esse trecho, não consigo localizar o nome, todo esse interesse é que meu nome é Maria de Lourdes sempre lembro da música quando estou com preguiça e muito serviço, falo pra mim mesma "olha o serviço Maria de Lourdes" Se puder me ajudar a identificar a música seria muiiiito bom obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Prezada Maria de Lourdes, bom dia.
    O nosso amigo Aluísio foi envolvido pela decrepitude e não percebeu.Ele confunde a letra de uma música do grande Luiz Gonzaga com algo,que ele acha que ocorreu,no passado remoto em que viveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro "Anônimo",

      Mais uma vez você acessa o meu blog para me agredir, me chamando de "decrépito" e me acusando de usar uma música do Luiz Gonzaga para criar o texto, fato que a leitora Maria de Lourdes também suspeita.

      Diante de todas as suas agressões, "Anônimo", tenho a dizer-lhe:

      1. Um dos sinônimos para "decrépito" é "idoso". Nunca disse que sou jovem e nem neguei que sou velho, embora tenha 57 anos. Sou "decrépito" com muito orgulho porque só não envelhece quem morre. Portanto, ser decrépito é um presente de Deus. Espero que um dia ele lhe abençoe com a "decrepitude", a não ser que você queira ir para o inferno mais cedo!

      2. Centenas de palmeirenses sabem que Maria de Lourdes e o Ceguinho existiram, tal qual foi narrado no texto. Se você conhece alguém de Palmeira dos Índios, pergunte-lhe se é verdade (ou não) o que escrevi.

      3. Desconheço que Luiz Gonzaga tenha uma música (que vocês mesmo imaginam, mas não sabem dizer qual é) sobre a Maria de Lourdes e o Ceguinho. Mesmo que ele a tenha, seria normal, porque Gonzagão morou, andou, viveu e cantou as coisas e fatos do Nordeste; a menos que, para você, Palmeira dos Índios não fique no Nordeste.

      4. Faça-me um favor: pesquise e mande-me o título (ou a letra) dessa tal música do Luiz Gonzaga, porque eu gostaria de publicá-la!

      5. Tenho vários defeitos, mas a desonestidade não é um deles. Se você prestasse um pouco mais atenção veria que sempre cito quem é o autor do texto, se o recebi por e-mail ou se apenas o estou postando; coisa que você dificilmente encontra no outros blogs!

      6. O meu nome é Aloisio. Por sinal, ALOISIO FILHO (!) porque a minha mãe tinha a certeza absoluta quem era o pai do filho dela!

      7. Não me inveje, trabalhe...

      Excluir