sábado, 10 de março de 2012

"CTRL + C", "CTRL + V"

Texto de Aloisio Guimarães

Hoje em dia, mostrar-se culto, sem o ser, é muito fácil; é muito mais fácil do que empurrar bêbado ladeira abaixo!
Por exemplo, basta acessar o site de busca Google, pesquisar sobre uma palavra, usar as combinações das teclas “CTRL + C” (copiar) e  depois “CTRL + V” (colar), que o "seu" texto é criado facilmente e capaz de enganar aos menos desavisados. E assim, através deste simples "procedimento mecânico" é possível alguém escrever livros inteiros, sem o mínimo "conhecimento de causa" e sem ao menos ler um parágrafo daquilo que "escreveu", sobre os mais variados assuntos: Filosofia, Engenharia, Música, Cinema, Medicina...
Já existem no Brasil diversos sites que vendem TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), Tese de Mestrado, Doutorado... É só você escolher tema, ou tese, e pagar, que eles remetem o material, "todo prontinho", para a sua casa. É batata!
Hoje em dia, é possível conhecer o mundo sem sair de casa.E de maneira fácil demais: é só acessar o Google Earth. Qualquer um, através desta ferramenta, podem se passar por uma pessoa “viajada”, capaz de reproduzir, nos mínimos detalhes, um a casa, uma rua, uma cidade, porque o Google Earth mostra cada recanto do mundo como ele realmente é, como se a pessoa estivesse no local. Assim, qualquer pessoa pode deixar transparecer conhecer o mundo, quando muitos nem conhece a si próprio!
Na minha juventude não existia televisão, computador, celular... A geladeira, por exemplo, além de funcionar movida a querosene, era “coisa de rico”. Quando muito, a classe média tinha um rádio, que funcionava com válvulas, coisa que muita gente, hoje, nem sabe o que é isso. O nosso universo cultural ficava restrito às revistas, que chegavam com semanas de atraso (para quem podia comprá-las); aos livros escolares, à coleção Tesouro da Juventude (a “enciclopédia” da época) e às Edições de Ouro, famosos livretos de bolsos, que contribuíram, limitadamente, para a cultura de milhões de brasileiros.
Mesmo assim, com todas as dificuldades que tivemos, prefiro a cultura das Edições de Ouro, porque foi adquirida através da leitura do que a muitas culturas do “CTRL + C” e “CTRL + V”, verdadeiros plágios, muitos deles cheios de erros grosseiros de português (concordância/sintaxe, pontuação) e quem faz a cópia nem ao menos tem o trabalho de usar as correções sugeridas pelo Word.
Sei que cometo muitos erros (minha filha que o diga), mas, a cada dia que passa, procuro aprender e a corrigi-los.
A minha cultura, embora diminuta, é autêntica, sem “CTRL + C” e “CTRL + V”.
É por tudo isso que eu acho que vocês, pais, deveriam exigir que os trabalhos escolares dos seus filhos fossem feitos à mão, pois assim teriam a certeza de que eles, indiretamente, iam ler o que fizeram, possibilitando aprender alguma coisa.
Se vocês não estiverem vigilantes, atento à educação do seu filho, "pelo andar da carruagem", tenha muito cuidado quando forem dizer:
- O meu filho só tira dez!
Porque, um belo dia, a realidade chega e vocês "caem do cavalo", ou melhor, do ENEM!

2 comentários:

  1. Pequena Poetisa-Vana Fraga10 de março de 2012 às 10:52

    Bom Dia Meu Caro Amigo,
    Que Não Tenha Muito Joio Em Seu Trigo,
    Olha, Passei Por Lá, Tentei "Comentá"
    Mas O Senhor Google, Não Permitiu-Me "Postá"
    Então Trouxe Meu Comentário Pra Cá,
    Espero Que Venha Do Mesmo "Gostá."
    Saudosa De Ti No Recanto...
    Com Seu Encanto!!!

    Deve Ser Por Isso,
    Que A Cada Dia Está Mais Precário O Serviço,
    Na Saúde, Um Inguiço, Na Educação Só Isso,
    É Cada Qual Usando Descarradamente Desse Artifício,
    E Na Hora De Sermos Servidoss...
    Remos De Ser Cobaias e Irmos Calados Ao Sacrifício!!!
    Parabéns Pelo Artigo,
    Meu Caro Amigo,
    Deus Seja Contigo
    E Todos Em Seu Abrigo!!!

    Pequena Poetisa-Vana Fraga

    ResponderExcluir
  2. Que bom temos você para observar isto. Suas mensagens são
    de utilidade publica !!!

    ResponderExcluir