quinta-feira, 7 de junho de 2012

DIÁRIO DE BORDO - FRANÇA E INGLATERRA

Texto de Aloisio Guimarães


Hoje terminarei meu "Diário de Bordo" falando sobre minha estadia na França e na Inglaterra.
Como morro de medo de avião, resolvi "fazer um pacote completo": da França para a Inglaterra fui de Eurostar, trem de alta velocidade, que viaja no túnel sob o Canal da Mancha! Para conhecimento, a viagem dura cerca de 3 horas (do centro de Paris ao centro de Londres) e a travessia debaixo d'água dura apenas e exatamente 25 minutos. No vagão restaurante, os preços são normais e você tanto pode pagar em euros ou em libras. Como na Itália, centenas e centenas de turistas pelas ruas das cidades!
Isto posto, vamos ao relato:
PARIS
A cidade de Paris é o "sonho de consumo" de todos os humanos, mesmo aqueles que já a conhecem. A única reticência na realização do meu sonho foi a Avenida Champs-Elysées, que não chega a ser feia, mas é muito mais bonita em fotografia do que na realidade. Os pontos turísticos são belíssimos: A Catedral de Notre-Dame, A Torre EiffelLa Concorde, O Musée du Louvre, O Musée de L'Armée, A Ópera de Paris, A Esplanade des Invalides, A Basilique du Sacre-Cceur de Montmatre, Os Tuileries Gardens, O Arc du Triomphe... Somente visite o Musée du Louvre (Museu do Louvre) acompanhado de um guia, a não ser que você queira perder muito tempo, pois são quase 15 quilômetros de galerias e cerca de 250.000 obras. Apenas eles sabem os atalhos para as obras mais famosas: Mona Lisa, Vênus de Milos... A grande decepção em Paris foi a Praça da Bastilha: simples demais, com apenas um monumento no centro. Vale a pena visitá-la pelo marco histórico que ela representa para toda a humanidade. Agora, existem duas coisas você não pode deixar de fazer em Paris: um passeio de barco no rio Sena e assistir o show no Moulin Rouge! O Moulin Rouge chega a ser caro (130 euros por pessoa, através da empresa de turismo, com direito apenas a meia garrafa de champagne), mas é maravilhoso: são 2 horas ininterruptas de músicas, danças e apresentação de malabarismos, com troca constante de cenários! O metrô, com 9 linhas, passas por quase todos os pontos turísticos. Apesar do número grande de linhas, é relativamente barato e fácil de usá-lo, como o metrô de Roma.
VERSAILHES
Distante cerca de 40 minutos de ônibus do centro de Paris, vale a pena conhecer este palácio, onde viveram os mais famosos reis da França, mas aviso-lhes: apesar de grandioso e imponente, ele é muito mais bonito no papel do que ao vivo. Não foi possível conhecer os seus famosos jardins porque começou a chover intensamente, inclusive granizo! Antes que esqueça: paga-se para visitar cada uma das áreas isoladamente, ou seja, um ingresso não lhe dá direito de, por exemplo, conhecer, o castelo e os jardins. Você tem a opção de comprar ingresso só para o castelo ou somente para os jardins ou, pagando mais caro, para os dois juntos!
LONDRES
Uma grande e agradável surpresa. De tanto ouvir falar no famoso "fog londrino", pensava que iria encontrar uma cidade sempre nublada, mas me deparei com uma cidade muito bonita. Os seus pontos turísticos fazem jus à fama que possuem: O Big-Ben, O Palácio de Buckingham, A Bridge Tower, A Oxford Street, A Abbey Westminster, Trafalgar Square, O Hyde Park, O Kensigton Gardens, O Green Park... Não esquecendo a famosa, movimentadíssima e bela Piccadilly! A badalada "Troca da Guarda no Palácio de Buckingham" ocorre pontualmente às 11 horas e, devido às centenas de pessoas que para lá se dirigem, apenas aqueles que "madrugam" conseguem ver o que acontece dentro do Palácio, os demais assistem apenas ao desfile dos guardas, para início e fim da cerimônia. O que você não pode perder: passeio de barco no rio Tâmisa e uma volta na "London-Eye" (roda gigante, com 135 metros de altura), durante o dia ou à noite, de onde é possível apreciar toda a cidade. Comprei o ingresso pela internet, diretamente no site da própria "London-Eye", do tipo preferencial (não tem nada a ver com a idade, ele é chamado assim porque, pagando um pouco mais caro, você evita qualquer fila). Por falar em "caro", o custo de vida na Inglaterra é mais elevado em virtude da "libra" ser mais valorizada do que o "euro". A cidade estava toda enfeitada para as comemorações dos 60 anos de reinado da Rainha Elizabeth e, estranhamente, quase nada lembrava que, no próximo mês, a cidade de Londres será a sede das Olimpíadas!
Acho que chega!

Nenhum comentário:

Postar um comentário