domingo, 21 de outubro de 2012

AVENIDA BRAZIU

Texto de Aloisio Guimarães

O Brasil “parou” para saber quem foi o assassino do Max, no final da novela global Avenida Brasil. Durante os dias que antecederam o último capítulo da famosa novela, dezenas de revistas, sites, blogs, jornais, programas de televisão e emissoras de rádio comentaram sobre esta bobagem, desviando mais uma vez a atenção do povo sobre as verdadeiras mazelas da vida do país. Num passe de mágica, a grande preocupação do brasileiro passou a ser "Quem matou Max?", com se a vida fosse mil maravilhas.
É bom lembrar que estamos em um período eleitoral em algumas das maiores e mais importantes cidades do país: São Paulo, Salvador e Fortaleza. Quando deveriam estar preocupados com os destinos da sua cidade e protestar contra o mensalão; contra a falta de saúde, a falta de segurança, a falta de transporte público e a falta de educação, os paulistanos, soteropolitanos e cearenses estavam era mais preocupados em saber quem seria o criminoso em uma obra de ficção,
Dezenas de reportagens invadiram a mídia nacional, com grupos de amigos, ou melhor, de falsos amigos que assistiram juntos a esta grande revelação, com estardalhaço equivalente à descoberta da cura da AIDS, por exemplo. Segundo notícias divulgadas, até a presidente Dilma teria mudado a data de um comício, em apoio ao seu candidato petista à prefeitura de São Paulo, por causa do final da novela. Em ultima análise, ele que se lixasse, mas a novela era mais importante. É o fim da picada.
Mais uma vez, vou remar contra a maré... Não engulo como as várias situações, exageradamente absurdas, criadas pelos novelistas da atualidade, são aceitas com naturalidade, como se acontecessem no nosso cotidiano; não entra na minha cabecinha que vilões ou vilãs, façam tantos “malfeitos”, a quase todo mundo, e somente no último capítulo sejam desmascarados; não consigo entender como o surrado esquema do “Quem matou quem?” ainda faça sucesso, já é a milésima vez que se usa deste artifício para conseguir audiência; não aceito passivamente que os rostos das personagens praticamente não tenham envelhecidos ao logo do tempo, desde o primeiro até o último capítulo, quando, na trama, se passaram cerca de 20 anos. Minha pouca inteligência não consegue engolir nada disso.
Por tudo que ouvimos e lemos, acho que eu e minha mulher devemos ter sido uma das poucas exceções nesta história toda porque não assistimos e não gostamos desta novela. Ou melhor, assistimos apenas o primeiro capítulo e nada mais.
Mas tudo na vida tem seu o preço: não foi à toa o massacre de chamadas que a Globo fez para que o último capítulo da  sua novela alcançasse o estrondoso sucesso de audiência que teve. Inocentemente, o povo, alienado com todo este frisson, contribuiu com a sua audiência para encher os bolsos da Globo. Segundo o site da revista Forbes, a novela “Avenida Brasil”, lhe rendeu cerca de US$ 1 bilhão com publicidade. Isso mesmo: um bilhão de dólares. Portanto, em outras palavras, além da queda o coice.
- Pessoal, o Programa do Ratinho já vai começar! Fui...

Um comentário:

  1. Resumindo: "a globo faz você de bobo" ...
    Sempre fez, continua fazendo; até quando
    isso, Aló ?!?!?!

    ResponderExcluir