segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ROLETE CHUPADO

Texto de Aloisio Guimarães

Tão comuns nas ruas e festas de outrora, em todas as cidades nordestinas, os “roletes de cana” estão desaparecendo.
Confesso que faz muitos anos que vi e chupei um deles. Por isso mesmo é que os mais jovens não sabem como eram, porque nunca viram.
Antigamente, era tudo o que podíamos comprar com os poucos tostões que nossos pais nos davam para nos divertirmos nas festas de Natal, Ano Novo, Festa da Juventude, Festa da Primavera... Feitos com pedacinhos de cana, espetados em lascas de bambu, eles adoçaram a boca da juventude nordestina por muitos anos. Depois de mastigado e sorvido o caldo da cana, cuspíamos o bagaço em qualquer lugar, fosse da rua ou da calçada. Ainda não tínhamos a consciência de "cidade limpa". O bagaço era lixo, era “rolete chupado”, não servia para mais nada...
O povo, sabiamente, cunhou a expressão “rolete chupado”, para definir aquele individuo descartável, que nada mais tem a oferecer. É aquela pessoa que foi sugada até o fim e que nada mais tem de útil, igualzinho a um bagaço, um "rolete chupado", que deve ser cuspido e jogado fora, abandonado...
Pois bem, terminaram as eleições, o que vai ter de prefeito e vereador “rolete chupado”, por este Brasil afora, não será brincadeira. Centenas de prefeitos que não se reelegeram, porque o povo não quis ou porque já estavam no segundo mandato, vão ter uma ideia clara do que é um “rolete chupado”. Vão sentir na pele o que é ter o Poder e, de uma hora para outra, perdê-lo! Notarão que, a partir de hoje, seus bajuladores já não lhe tratarão com a reverência de sempre e que os amigos, que sempre estiveram ao seu lado começarão a se afastar, preocupados em se garantir, como secretário ou até mesmo como um “aspone” qualquer, procurando os eleitos, pouco importando se foram ou não adversários na campanha política. Hoje, muitos dos que até ontem lhes lambiam as botas, serão os primeiros mudarem de "senhor", de "amo". E muito deles, na ânsia de continuar mamando no serviço público, porque são parasitas eternos do erário, porque nada fazem e nada sabem, vão criticá-los, junto aos eleitos, inventando “podres”. Mesmo aqueles que fizeram uma boa administração, serão abandonados e desprezados, mas, como toda regra tem exceção, alguns permanecerão ao lado deles: os amigos leais, que pouco eles valorizaram. Para estes, eles nunca serão "rolete chupado"! Lembrem-se disso, se um dia voltarem ao Poder.
Hoje, vocês serão culpados pelo isolamento e pelo ostracismo a que serão submetidos. A vaidade, a soberba, a prepotência e a arrogância fecharam-lhes os olhos, fazendo com que seus verdadeiros amigos fossem esquecidos, que pisassem nos seus colaboradores mais dedicados e que vocês fizessem com que competência fosse substituída pela burrice porque, por detrás dela, existia meia dúzia de votos. Então, para os que agiram assim, parodiando aquele cara da televisão, digo-lhes:
- EU ACHO É TOME! 

Um comentário:

  1. Belo texto, lembrei minha época de infância que ia para as "festas" próximo da igreja.

    ResponderExcluir