terça-feira, 23 de abril de 2013

SE ARREPENDIMENTO MATASSE...

Texto de Aloisio Guimarães

Domingo passado foi o dia 21 de abril; ontem, segunda-feira, foi 22 de abril... Você deve estar se perguntando:
- Sim, e daí?
Respondo:
- 21 de abril, dia dedicado a Tiradentes; 22 de abril, dia do descobrimento do Brasil.
Para não me alongar, vou comentar somente sobre Tiradentes, uma vez que a juventude atual se lembra do dia do Halloween (cultura tipicamente americana), mas esquece (ou não sabe) a data do descobrimento do seu país.
Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes - é até hoje o único brasileiro que morreu, enforcado e depois esquartejado, em defesa da nossa pátria, contra a exploração portuguesa. Um verdadeiro herói! Tem todos os requisitos para ser idolatrado por cada um dos brasileiros, mas não é. Pior ainda: a maioria dos brasileiros nem sabe quem foi ele e os poucos que sabem, nem se lembram de homenageá-lo.
Lamentavelmente, sou obrigado a concordar com o Pedro Bial: os heróis do nosso povo são os participantes do Big Brother Brasil. Por eles, milhares de pessoas passam o dia e a noite votando pela internet. Por eles, milhares de pessoas gastam milhões de reais, pagando para votar, pelo telefone, para que o seu herói não seja o eliminado da semana ou que ele seja o ganhador, no "paredão" final. Por eles, discussões acaloradas estão presentes na mídia, inclusive com participação de renomados artistas da TV e cinema. 
É triste constatar que parte da juventude brasileira usa, com muito orgulho, camisetas estampadas com a imagem de Che Guevara, que nada fez por este país. Tiradentes? Esquecem...
Diante do que se vê, ou melhor, daquilo que não se vê, Tiradentes deve estar se contorcendo no túmulo, se achando um verdadeiro babaca! Tenho certeza de que se arrependimento matasse, Tiradentes morreria novamente...
- Que passado e que futuro tem um país que não tem heróis?
TENHA VERGONHA, MEMÓRIA NACIONAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário