sábado, 25 de janeiro de 2014

O SONHO

Texto de Dr Milton Marques

Há muito tempo, esta vida me ensina
que a política é a mesma e é assim:
engana aqui, engana ali, vai enganando
e no final a culpa cai em mim.
Por que votei? Por que errei? Eu vou seguindo,
sem me dar conta do mal que a mim eu fiz.
E sigo ouvindo: deputado ou presidente,
algum artista sempre chega e me diz:
Eu sou honesto, eu sou capaz, eu sou decente!
Mais competente do que eu não vai nascer!
E enquanto aguardo o seu voto consciente,
bem me preparo pra você eu defender.
Um dia desses, retirante nordestino
venceu a fome e devagar também chegou.
Mas, rodeou-se de uma corja de safados
e em pouco tempo seu mandato destroçou.
Perdeu crença dos que nele acreditaram
e que pensavam o sonho se concretizar.
Agora chora lamentando a "trairagem",
mas teve tempo deles se desvencilhar.
Quinhentos anos de governo de direita,
sem saber como a esquerda estava ali.
Por trinta anos construiu uma subida,
mas pouco tempo precisou pra destruir.
Traíram o povo com promessas de esperança:
terra adorada da sociedade igual.
Se lambuzaram do poder com tal cinismo
e o povo heroico foi ficando sempre mal.
"País de todos", bem há muito propagado
em "outdoors" que vão se multiplicando.
Grandes louvores em festins ornados,
pra fazer ver que tudo está mudado (!?)
O "fome zero", como nuvem se desfez,
nem dava mesmo para acreditar.
Onde se viu dar comida e água fresca,
sem nada em troca pra pode justificar?!
Criando escolas de doutor por todo canto,
a grande chance pra quem quer se diplomar.
Será que pensam que o futuro com diploma
já lhes garante o direito a trabalhar?
Se não bastassem tantos erros e pecados,
até o povo arquitetaram a traição,
desviando um montão público de dinheiro
para a alguns pulhas pagar vil "mensalão".
Está bem claro e não há como disfaçar
que o projeto de governo era uma farsa,
pois num projeto de poder tanto apostaram.
Que, afinal, deu em toda essa desgraça.
Não se esperava de partido de "princípios" (?)
que em sua "ética" (?) criticava tudo à frente.
Com tantos erros, tantos roubos, tal vergonha,
ainda pretende se postar como decente?
Triste destino de um país em seu futuro,
é o que pensa quem tem tempo pra pensar.
Bem sabe ele que amanhã darão as ordens
os descendentes deles hoje estão lá.
Mas, na verdade, diz-se: é minha culpa!
Nada resolve que eu fique a lamentar.
Lição tardia, já tomei e já pratico:
não mais respondo por quem quer que chegue lá.
Anulo o voto, pois não sei quem tem vergonha
pra no poder, poder me representar.
E faço votos que você assim bem pense
e pensando queira até me acompanhar.
Foi só um sonho e que frustração me trouxe!
Tanto tempo, tantos anos e já era.
Feriram alma do votante mais humilde
que, amargurado, a humilhação espera.
E até quando abusará da nossa crença
toda essa súcia que insiste em nos lesar -
nós brasileiros já cansados de sofrer!
E porque não também cansados de votar?
Só sendo burro, masoquista ou sem-vergonha,
pra sufragar um partido que o traiu.
Que ele morra! Pouco ou nada se resolve!
Que sobreviva! Vá à puta que o pariu!
Mas que mentira? Que vergonha, ó PT!
Será mesmo que tu tens o que explicar?
Mostraste a cara, mas a alma estava á venda.
E ainda pensas que eu posso acreditar?  
 
 

Um comentário:

  1. O autor demonstra, em forma de poesia, toda a sua frustração em ter acreditado e votado em um partido político que se dizia puro e que, no poder, fez, talvez com mais voracidade, muitas das práticas que condenava veementemente.

    Dr. Milton, a sua decepção é a mesma de milhares de brasileiros (como eu) que um dia votaram no "barba", acreditando que ele fosse diferente. Não foi e não é.

    Sugiro ao ilustre médico a leitura do livro-bomba "Assassinato de Reputações" de Romeu Tuma Júnior. O senhor vai ficar enojado!

    Apenas discordo quanto ao voto em branco. Não uso esta prática, pois entendo que devemos votar sempre, procurando evitar que os piores (como os que aí estão) sejam eleitos.

    ResponderExcluir