quarta-feira, 25 de junho de 2014

QUANTA BOBAGEM!

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

É inacreditável o quanto a mente humana é capaz cada dia fazer bobagens, cada uma pior do que a outra.
Pois bem, a Bolívia acaba de criar e adotar aquilo que chama de "Relógio do Sul", no qual os ponteiros giram em sentido anti-horário. A novidade já pode ser vista na fachada do Poder Legislativo Boliviano, na Praça Murillo em La Paz, um dos principais centros turísticos de La Paz, onde estão localizados os palácios do Congresso e da Presidência, causando surpresa aos transeuntes.
O ministro das Relações Exteriores, David Choquehuanca, e o presidente do Senado, Eugenio Rojas, indígenas aimaras, a mesma tribo do presidente Evo Morales, informaram que a mudança tem como objetivo conscientizar a população de que a Bolívia é uma nação do sul e não do norte, por isso a forma de registrar o tempo nos relógios deve ser diferente, como acontece com o solstício e o equinócio.
O ministro justificou, dizendo:
- Não temos que complicar, simplesmente nos conscientizar de que vivemos no sul. Não estamos no norte. Quem disse que o relógio tem que girar desse lado sempre? Por que sempre temos que obedecer, por que não podemos ser criativos?
No relógio do Congresso, os números arábicos foram pintados sobre os romanos, que ainda podem ser vistos, caracterizando um trabalho mal feito, disse à Agência Efe o engraxate Franz Galarza, que trabalha na frente do Parlamento, completando:
- Se querem passar a mensagem de que o país está indo em outra direção vamos ter de explicar a todas as pessoas que passam pela Praça Murillo, porque para a maioria aquilo é um erro, está feio. Se é uma ideia política, é uma má ideia política.
Nas redes sociais, pipocaram comentários irônicos, tais como "a manutenção do relógio do Congresso foi feita por um técnico disléxico e canhoto"; "o engenho anti-norte parece não ter limites no governo boliviano" e até que sugerisse que os nomes dos polos sejam trocados "para que a hegemonia seja do sul".

Nenhum comentário:

Postar um comentário