segunda-feira, 11 de maio de 2015

A FAMÍLIA QUARESMA

Texto de Carlito Lima

Raimundo Nonato Quaresma, alto funcionário federal, veio transferido do Maranhão  trabalhar na cidade de Maceió. Além da mudança trouxe a família, a esposa Dona Olga e as filhas moças, Ana Nery, Isabel Cristina e Maria Quitéria, nomes de heroínas brasileiras.
O fato se deu no início da década de 60. Seu Quaresma alugou uma boa casa nos arredores da praia de Jacarecica. Com pouco tempo, entrosou-se com homens importantes da cidade, figuras da política, do comércio, da justiça. Autoridades civis, militares, até eclesiásticas, tornaram-se íntimas de sua residência.
Graças às estripulias da gostosa esposa e filhas, Seu Quaresma, com pouco tempo de estabelecido, era considerado o maior corno de Maceió.
Sua casa uma festa constante. Chegavam carros bonitos dos ricos e abastados, também jovens amigos das belas meninas, altamente comunicativas.
Não eram devassas como pode parecer. Acontece que, Dona Olga e diletas filhas tinham comportamento avançado, sem preconceitos, para época. Enquanto as pudicas meninas da sociedade alagoana namoravam de mãos dadas, as filhas do Quaresma eram dadas às peculiaridades mais avançadas.
Elas inventaram a moda do “ficar”. Não havia namorado fixo, o primeiro a chegar tinha direito de arrastar, namoro de alta rotatividade.
Quem tinha carro levava vantagem. Contudo, sobrava para os mais jovens, os universitários eram bem vindos. Maria Quitéria adorava militar, eu, cadete da AMAN na época, me dei bem.
No Clube Fênix, o mais aristocrático da cidade, havia o elegante Baile de Máscaras, um mês antes do carnaval. Convidados só entravam no baile fantasiados ou de smoking. Os foliões geralmente tiravam as máscaras depois da meia-noite ou do concurso de fantasia. Festa animada, bonita e tradicional.
Como era em benefício ao Lar de Menores, não se podia controlar a venda de ingresso restrita a sócios. A seleção dos convidados era feita pelo preço salgado da mesa.
Em certo baile, após a retirada das máscaras, baile animadíssimo, aparece a surpresa, Seu Quaresma fantasiado de Marajá, a esposa e filhas de Odalisca dançando e cantando animados em uma mesa.
À medida que alguns sócios frequentadores do Clube Fênix, também frequentadores da casa do Quaresma, perceberam a animação das odaliscas, ficaram preocupados. Muitos casados, noivos, outros com as namoradas, evitaram o encontro casual. O carnaval pegando fogo, as odaliscas davam adeusinhos discretos, alguns senhores passavam ao longe da mesa árabe.
Certo momento, um diretor, solteiro, foi cumprimentar Seu Quaresma. Ele levantou-se, conversaram um bom tempo no canto da parede.
Ao retornar, Seu Quaresma confabulou com a família. Foram se retirando do Clube Fênix, sem problemas, com direito a indenização da mesa, dos gastos com fantasias, bebidas e outros compensatórios, dinheiro pago na hora por um magnata do comércio, preocupado, medo da esposa, uma víbora gorda.
Aliviados, os magnatas dançaram despreocupados o resto da noite com suas madames.
Aos sábados havia almoço festivo no sobrado do Seu Quaresma. Certa vez, Ulisses foi levado por um deputado, o almoço, um temperado cosido. Dona Olga adorou a conversa divertida de Ulisses, engraçou-se do novo amigo, eufórico, também correspondia. Comeram e beberam à vontade.
Após se refestelarem com o cosido, estômago pesado, saboreando licor de jenipapo, Dona Olga convidou Ulisses descansar, dormir um pouco, depois continuava a festa. Ele aceitou, foi levado ao quarto do casal.
Dona Olga trancou-os à chave. Ela o abraçou, iniciaram o trabalho predileto da dona da casa. Ulisses encantado, com receio, perguntou se não havia problema, o marido dormindo na cadeira de balanço da sala, podia acordar. Ela deu-lhe uma lambida no pescoço, não haveria problema algum. Recomeçaram o xumbrêgo.
Quando estavam atravancados, de repente, Seu Quaresma bateu à porta gritando:
- Vocês vão morrer! Vocês Vão morrer!
Ulisses, apavorado, levantou-se rápido, tudo murchou. Vestiu rapidamente a calça, pensava fugir pela janela, quando Seu Quaresma continuou:
- Vocês vão morrer. Vocês são doidos! Depois do cosido dá congestão! Vocês vão morrer. Cuidado!
Ulisses se acalmou, deu-lhe um ataque de riso, continuou a faina, a luta, a labuta com a mestra, Dona Olga.
Não se faz mais corno como antigamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário