domingo, 23 de agosto de 2015

O ASSESSOR

Texto de Carlito Lima
 
Licurgo faz a maior festa quando avista um conhecido, dom natural, sua simpatia contagiante consegue coisa que até Deus duvida. Há mais de 30 anos permanece em cargo comissionado na Assembleia. Sai governo, entra governo, ele continua. Com a sinecura educou os filhos, sustenta a família.
Perto das eleições, se entrega de corpo e alma ao trabalho, já fez campanha para vários políticos, todos eleitos, é pé quente, se gaba. Atualmente é assessor de um deputado campeão de votos e de acordos.
Licurgo é chegado à boemia, ama a época eleitoral quando viaja e farreia muito. Dona Tereza, sua mulher, mandona e braba tenta em vão colocá-lo no cabresto. Ele, escorregadio, sempre está a trabalho do deputado. Não deixa de ser verdade. O nobre legislador, raparigueiro por índole, adora Licurgo, homem contato com divinas mulheres. Administra as farras do deputado, sobra alguma para ele. É secretário-tesoureiro particular para assuntos extraordinários, aliás, a única ocupação de nosso amigo, só comparece à repartição para pegar o contracheque.
Licurgo nas campanhas é pau para toda obra, no interior abre os caminhos com sua maneira de tratar os mais simples, se identifica no linguajar matuto. Nascido em Lagoa da Canoa, município progressista do agreste alagoano, terra de Hermeto Paschoal, veio para capital ainda jovem, os pais pobres ficaram, ele se virou sozinho. Arranjou um emprego em um comitê durante a campanha eleitoral de 1978, daí por diante tomou rumo na vida, encontrou seu talento.
Conhece todos os políticos de Alagoas, seja deputado, prefeito, senador ou governador, Licurgo conversa na maior intimidade, figura querida e respeitada, arquivo vivo, sabe histórias da política alagoana de fazer corar o Zé Dirceu e o Delúbio. Organizador de festinhas nos conchavos políticos. É discreto, não ouve, não fala, não vê.
Certa vez uma comitiva de político chegou a uma belíssima cidade à beira do São Francisco. Seis carros estacionaram à beira do Velho Chico, almoçar em um restaurante, bela paisagem, água esverdeada descendo rumo ao mar. Enquanto preparavam a peixada, a cerveja rolou com boas conversas, conchavos, ficaram ouvindo um senhor com mais de 70 anos contando histórias de Lampião, o ex-cangaceiro sabia tudo, pormenores da emboscada, bem perto mataram Lampião. Ainda não havia servido o almoço quando apareceu famoso deputado e assessoria. Tomaram assento, mandaram cozinhar mais peixe, juntaram-se aos outros. Na hora do almoço o deputado dizia-se cansado.
- Estou há mais de uma semana no sertão em campanha, é estafante, e o pior, não comi ninguém nesses dias. Estou doido por uma rapariga...
Olhou para os auxiliares, ordenou em tom de brincadeira.
- Licurgo, vá à Maceió, traga um caminhão de rapariga.
A moçada às gargalhadas com o humor do deputado, puxando o saco. Serviram o almoço, todos se refestelaram, peixe ao coco, siri, fritada de camarão, muito pitu. Restava descansar no hotel.
À noite, o comício, praça cheia, gente de todo canto chegava em caminhões. Comício é uma grande distração para o povo, principalmente quando havia show.
Palanque abarrotado de gente, abastecido de cerveja e uísque. Certo momento Licurgo se aproxima, fala com entusiasmo ao deputado:
- Pronto, missão cumprida. Não trouxe num caminhão, mas, na esquina da praça tem oito raparigas em três “Caravans”, escolhidas a dedo em meu caderninho. Estão no carro esperando as ordens.
O deputado surpreso, deu uma bela gargalhada, se aproximou de um magnata-empresário pediu para ensinar o caminho até sua casa de campo.
Depois do comício a comitiva do deputado foi dormir em Paulo Afonso na casa grande da fazenda. Aconteceu o maior bacanal já realizado à beira do Rio São Francisco. Na mansão havia um jardim gramado cheio de coqueiros, árvores e uma piscina. Da sacada se avistava o Velho Chico, noite de lua, ficou fácil para brincar de se esconder. As raparigas, como vieram ao mundo, se escondiam na área do jardim, depois de gritar "AGÚ", a moçada ia à caça, quando achava alguma trazia até o deputado, virava, ele dava uma palmada com força. Depois brincaram de pega, finalmente todos mergulharam na piscina. A festa foi até o dia amanhecer. No domingo o deputado estava feliz no palanque contando a história.
Por esse e outros segredos, nosso herói continuará no cargo por muitos anos, presta serviços parlamentares inigualáveis. Arquivo vivo, pau-para-toda-obra, Licurgo, o Assessor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário