terça-feira, 20 de outubro de 2015

PORQUE PERDOAR

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

Perdoar não é rebaixar-se, bancar o bonzinho, despersonalizar-se. Perdoar não é justificar o erro alheio, nem tolerar os defeitos de outrem. Perdoar não é colocar uma pedra em cima dos fatos, nem virar a página e dizer: perdoo, mas não esqueço.
Perdoar é reconhecer que o outro está errado, discordar de tal erro, mas dar chances para a pessoa melhorar. Sim, perdoar é dizer “estás errado, mas eu não te elimino, não te destruo, não te agrido. Dou-te a chance de progredires melhorares”. Perdoar é um ato de esperança no crescimento e amadurecimento e de quem errou. Portanto, o perdão não é um direito humano, mas é um dom, um gesto de gratuidade, um presente que faço a quem me ofendeu. Assim, perdoar é uma atitude humano-divina, que consiste em não concordar com o pecado, mas compreender o pecador: "Condenar o pecado, mas não o pecador".
Precisamos perdoar para podermos viver e conviver bem com as pessoas. O perdão é também necessário para nossa saúde física, psíquica e espiritual.
Está sobejamente comprovado que o ódio, raiva, mágoa, ressentimento provocam úlceras, dores de cabeça, de coluna, de estômago. Certos problemas de nervos, intestinos, pele, são problemas de falta de perdão. Perdoe e a saúde será o primeiro fruto a acolher. Pelo perdão superamos insónias, ciúmes, invejas, depressões, medos e ansiedades.
Nossa oração toma vigor e seu efeito será visível. A falta de perdão impede a ação da graça sobre nós. Quem perdoa renasce, revive, liberta-se e cresce.
O sucesso de Jesus foi o perdão, quando Ele rezou na cruz: "Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lc 23,24). É ainda Jesus que nos ensina perdoar "70 x 7, inclusive a perdoar os inimigos”. Incluiu o perdão na oração do Pai Nosso e concluiu a oração reforçando o perdão: "Se não perdoardes, vosso Pai também não vos perdoará". (Mt 6,14).
Perdoar e ser perdoado é reencontrar um dom perdido, é dar de novo o dom que foi esbanjado, é nascer de novo, recriar, tornar-se novo. Perdoar é absolver, que significa, deixar livre, quebrar as amarras, desamarrar, desligar. Perdoar é dom dado e recebido.
Pelo perdão voltamos a ser irmãos. O dom do perdão vem do coração de Deus e não da nossa natureza rebelde. O perdão é o amor de Deus ao exagero. Quem perdoa ama exageradamente.
Perdoar é restaurar o humano que se perdeu, que se desfigurou em nós e nos outros, pelo ódio, raiva, ofensas o humano em nós sofre deformação.
O perdão recupera a vida, recupera o que foi deformado e desfigurado, restaura o coração. Perdoar e ser perdoado é reviver. Então, se queres a paz, perdoe; se queres saúde, perdoe; se queres recuperar o gosto de viver, perdoe; se queres viver bem, perdoe; se queres saber o que é alegria, perdoe.
Com São Francisco de Assis, podemos rezar: "Louvado sejas meu Senhor, pelos que perdoam por teu amor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário