quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

O BEM E O MAL

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES 

Ao conceber pintura da “Santa Ceia”, Leonardo da Vinci deparou-se com uma grande dificuldade: Precisava pintar o bem, na imagem de Jesus, e o mal, na figura de Judas - o apóstolo que resolveu trai-lo durante o jantar. 
Por este motivo, interrompeu o seu trabalho, até que conseguisse encontrar os modelos ideais.
Certo dia, enquanto assistia a um coral, viu, em um dos rapazes, a imagem perfeita de Cristo. Convidou-o para o seu ateliê, onde reproduziu seus traços em estudos e esboços. 
Passaram-se três anos... 
A “Santa Ceia” estava quase pronta, mas Da Vinci ainda não havia encontrado o modelo ideal de Judas. O cardeal, responsável pela igreja, começou a pressioná-lo, exigindo que terminasse logo o mural. 
Depois de muitos dias procurando, o pintor finalmente encontrou um jovem prematuramente envelhecido, bêbado, esfarrapado, atirado na sarjeta.  Imediatamente, pediu aos seus assistentes que o levassem até a igreja. Da Vinci copiava as linhas da impiedade, do pecado, do egoísmo, tão bem delineadas na face do mendigo, que mal conseguia parar em pé. Quando terminou, o jovem - já um pouco refeito da bebedeira - abriu os olhos e notou a pintura à sua frente, e disse, numa mistura de espanto e tristeza:
- Eu já vi esse quadro antes! 
- Quando? - perguntou surpreso, Da Vinci.
- Há três anos, antes de eu perder tudo o que tinha, numa época em que eu cantava num coro, tinha uma vida cheia de sonhos e um artista me convidou para posar como modelo para a face de Jesus...
MORAL DA HISTÓRIA:
O bem e o mal tem a mesma face; tudo depende apenas da época em que cruzam o caminho de cada ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário