quarta-feira, 9 de agosto de 2017

A LINHA DE TERRA

Texto de Aloisio Guimarães

O causo a seguir é uma das piadas lendárias e recorrentes da saudosa Faculdade de Engenharia da UFAL. Todos os anos, a mesma piada é recriada “em cima” daquele aluno que a turma considera “menos inteligente”. A versão que vou lhes contar é a de 1976, quando lá estudei.
Para quem não sabe, a Geometria Descritiva tem por finalidade a resolução de problemas relacionados com figuras geométricas, através da sua representação no plano, com a utilização das projeções cilíndricas ou perspectivas. O domínio do assunto é obrigatório para todos os engenheiros e, principalmente, para os arquitetos.
A resolução de todo problema de Geometria Descritiva é resolvido tendo sempre como ponto de partida a chamada "Linha de Terra".
- E o que vem a ser a “Linha de Terra”?
- É uma linha que representa a interseção dos planos vertical e horizontal.
Para você que é leigo, de modo simplista, a “Linha de Terra” é um traço horizontal que você faz numa folha de papel em branco e escreve as iniciais LT. Nada mais. Nada mais mesmo! Veja exatamente o que é:
 
                          L ______________________________________________ T

Agora, vamos ao causo...
Ano de 1976. Faculdade de Engenharia. Prova final da disciplina Geometria Descritiva II, do grande Professor Milton Leite.
Prova difícil...
Sentados, lado a lado, estavam o Alberto, aluno de "inteligência limitada" e que vivia apenas fazendo política estudantil, via DCE, e Gilberto, sofrido e dedicado aluno. De repente, Alberto sussurra para Gilberto:
- Giba, manda a primeira questão...
Gilberto respondeu:
- Cara, eu só fiz a Linha de Terra...
Então, o Alberto, do "alto da sua sabedoria", suplicou:
- Manda assim mesmo, pelo menos não tiro zero!
Hoje, Gilberto ganha uma merreca, exerce a engenharia; Alberto está bem de vida, é engenheiro, mas fez da política a sua profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário