segunda-feira, 12 de março de 2018

MÃOS ENRUGADAS

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

Um jovem acadêmico candidatou-se para ser gerente de uma grande empresa. O diretor descobriu através do currículo que as suas realizações acadêmicas eram excelentes em todo o percurso, desde o secundário até à pesquisa da pós-graduação e não havia um ano em que não tivesse pontuado com nota máxima.
Durante a entrevista de emprego, o diretor perguntou:
- Você teve alguma bolsa na escola?
- Nenhuma.
- Foi o teu pai que pagou as tuas mensalidades?
- O meu pai faleceu quando tinha apenas um ano, foi a minha mãe quem pagou as minhas mensalidades.
- Onde trabalha a tua mãe?
- A minha mãe lava roupa.
O diretor pediu que o jovem lhe mostrasse as suas mãos, macias e perfeitas.
- Alguma vez ajudaste a tua mãe a lavar as roupas?
- Nunca, a minha mãe sempre quis que eu estudasse e lesse mais livros. Além disso, a minha mãe lava a roupa mais depressa do que eu.
O diretor disse:
- Eu tenho um pedido. Hoje, quando voltar para casa, limpas as mãos da tua mãe e depois venha me ver amanhã de manhã.
O jovem sentiu que as chances de ser contratado eram altas e resolver atender ao pedido do diretor. Quando chegou a casa, pediu à sua mãe que o deixasse limpar as mãos dela. A mãe achou estranho, mas e mostrou-lhe as suas mãos.
Então o rapaz começou a limpar lentamente as mãos da sua mãe. Uma lágrima escorreu enquanto o fazia... Era a primeira vez que reparava que as mãos dela estavam muito enrugadas, com demasiadas contusões e que algumas eram tão dolorosas que a mãe se queixava quando limpas com água. Esta era a primeira vez que o jovem percebia que aquele par de mãos, que lavavam roupa todo o dia, tinham pago as mensalidades da sua faculdade. As contusões nas mãos da mãe eram o preço pago pela sua graduação, excelência acadêmica e o seu futuro. Após acabar de limpar as mãos da mãe, o jovem silenciosamente lavou as roupas no lugar da sua mãe...
Na manhã seguinte, ele voltou ao gabinete do diretor.
- Diz-me, o que fizeste e aprendeste ontem em tua casa?
- Eu limpei as mãos da minha mãe e ainda acabei de lavar as roupas que sobraram.
- E o que você sentiu?
- Primeiro: agora sei o que é dar valor às coisas; sem a minha mãe, não haveria "um eu", com sucesso de hoje. Segundo: ao trabalhar e ajudar a minha mãe, só agora percebi a dificuldade e dureza que é ter algo pronto. Em terceiro: agora aprecio a importância e valor de uma relação familiar.
Ouvindo isto, o diretor disse:
- Isto é o que eu procuro para um gerente. Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida. Estás contratado.
Existe alguém com as mãos enrugadas por você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário